Pages

Labels

segunda-feira, julho 09, 2012

Emoções durante a Gestação!



A Gravidez provoca muitas alterações no corpo e principalmente no comportamento da mulher, saiba como lidar com as sensações a cada trimestre:

1º Trimestre: emoções à flor da pele

São muitas alterações hormonais por conta do desenvolvimento do bebê, isso altera a taxa de estrógeno e progesterona e pode provocar muitas sensações boas (felicidade) e ao mesmo tempo ruins (insegurança).
O apoio do parceiro, da família é fundamental para lidar com as transformações físicas e emocionais, você precisa sentir à vontade para contar as suas angústias.
No primeiro trimestre, procure contar a novidade entre os mais íntimos, principalmente em relação ao trabalho.
Encontre um obstetra de sua confiança, anote todas as dúvidas e pergunte tudo ao médico durante a sua consulta, deixará mais segura e menos ansiosa.
Procurar ajuda de um psicólogo ou psicanalista caso sinta necessidade, é uma forma de ajudar a resolver alguns conflitos.
Relaxe e descanse no 1º trimestre a sonolência é excessiva, não tente inibir o sono, pois pode deixa-la mais irritada.

2º Trimestre: aparente calmaria

Considerado o período mais tranquilo, acontecem alguns desconfortos físicos como enjoos, dores musculares e sonolência, a barriga e as mamas estão bem maiores.

Apenas fique atenta para que a ansiedade não faça você comer além do que necessita, é importante manter uma alimentação balanceada e a pratica de atividade física, você ficará mais tranquila e relaxada. Para atividades físicas, consulte o seu médico.

Pesquise sobre o desenvolvimento do bebê e converse com outras grávidas, assim você pode trocar experiências e vai perceber que as sensações são semelhantes e isso a deixará mais calma. Os cursos de gestantes são ótimas alternativas.

Converse e faça caricias na barriga, use óleos aromáticos e relaxantes no corpo, vai ser um encontro maravilhoso entre você e o bebê.

3º Trimestre: ansiedade total!

As sensações do 1º trimestre voltam com força total, principalmente em relação ao parto, distanciamento da vida sexual, dificuldade para dormir, cansaço físico, tudo isso acompanha o medo e surge o questionamento. Será que ele vai nascer bem?

Nas últimas semanas do parto,  você deve definir as prioridades e não assumir compromissos que exijam esforços físicos e emocionais.

Provavelmente neste período você já definiu o tipo de parto, faça os últimos preparativos e retenha só informações que forem boas.

Arrume e curta o quarto e as roupinhas do bebê e divida estes momentos com o pai, as irmãs, as amigas e a sua mãe.

Utilize todos os artifícios possíveis para tentar dormir, alguns casos a barriga grande fica difícil de achar uma posição.

O nascimento outras mudanças

Após o nascimento do bebê, os hormônios mudam, entre o segundo dia e quarto dia após o parto, a mulher pode apresentar uma leve tristeza com apatia e desânimo que pode durar até 6 semanas por conta do novo papel de ser mãe, isso  não deve ser confundido com a depressão pós-parto, um problema mais sério que deve ser tratado com auxílio do médico.

O apoio familiar e do pai são importantes.

Converse com outras mães, peça ajuda, incentive o pai a participar dos cuidados com o bebê, assim você ficará mais segura.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Total de visualizações de página